quarta-feira, 31 de março de 2010

TEXTO III - O BOTO E A BAÍA DA GUANABARA - HETZEL,B.Piraiaguara.São Paulo:Ática,2000

O BOTO E A BAÍA DA GUANABARA

Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atobá Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos eram muito mais importantes. Eles eram o símbolo daquele lugar privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro.
A "mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro".
Piraiaguara fazia questão de lembrar do título, e também de toda a história da cidade e da Baía de Guanabara. Os outros botos zombavam dele: _ Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluíu a baía? Heroica? Uma cidade que expulsou as baleias,destruiu os mangues e quase não nos deixou sardinhas para comer? Olha aí para o fundo e vê quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro! _ Acorda do encantamento, Piragaiaguara! O Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi há muito tempo. Não adianta ficar suspirando pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas praias e pela mata que desapareceram. Olha que, se continuar sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio!
O medo e a tristeza passavam por ele como um arrepio de dor. Talvez nenhum outro boto sentisse tanto a violência da destruição da Guanabara. Mas, certamente , ninguém conseguia enxergar tão bem as belezas daquele lugar. Num isntante, o arrepio passava, e a alegria brotava de novo sem seu coração.

Marque a correta, responda com atenção ao marcar a letra correta:

1 - Os outros botos zombavam de Piraiaguara, porque ele

( a ) conhecia muito bem a história do Rio de Janeiro.
( b ) enxergava apenas o lado bonito do Rio de Janeiro.
( c ) julgava os botos mais importantes do que os outros animais.
( d ) sentia tristeza pela destruição da Baía da Guanabara.

2 - O fato que provoca a discussão entre as personagens é

( a ) a escolha de nomes de botos para as ilhas.
( b ) a história da cidade do Rio de Janeiro.
( c ) o orgulho do boto pela cidade do Rio de Janeiro.
( d ) os perigos do Rio de Janeiro para os botos.

3 - Em "se continuar sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio!", o termo sublinado SE, no inicio da questão estabelece, nesse trecho , relação de

( a ) causa.
( b ) concessão.
( c ) condição.
( d ) tempo.

ATENÇÃO: Preste atenção nas suas respostas mencionando o número da questão e a letra corretamente, não esqueça nome e série,,boa sorte....

5 comentários: